top of page
Logotipo AD Poços Artesianos Perfuração e Manutenção

Conheça os tipos de poços existentes e qual é o melhor

  • Foto do escritor: Cria Propaganda
    Cria Propaganda
  • 27 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de nov. de 2024



A água é peça-chave no dia a dia de todos e suprir as necessidades de abastecimento é um desafio constante por inúmeros fatores ambientais e, em especial, sociais. Neste sentido, diferentes tipos de poços são construídos por meio dos mais variados modelos de perfuração.


De modo geral, quase todos os poços possuem uma profundidade bastante extensa, mas há aqueles mais rasos e simples, porém, a principal função de todos é a mesma: garantir a quantidade de água necessária para atender as demandas de consumo.

Neste artigo, vamos te apresentar os tipos de poços existentes e como escolher o melhor. Continue a leitura para conferir!


Os tipos de poços


Para quem vive nos grandes centros que utilizam desse recurso para abastecer a população, o tipo de poço mais conhecido é o artesiano. É o seu caso? Saiba que além desse, existem outros modelos que são utilizadas para a captação de água.


Poço simples


Geralmente, esse tipo de poço é perfurado manualmente, ou seja, não é necessário utilizar maquinários pesados para escavar o solo até encontrar a água, que surge com certa facilidade no início do lençol freático – a primeira reserva hídrica mais próxima à superfície.


O poço simples também é conhecido como comum, caipira, raso, cisterna, cacimba ou amazonas e possui uma profundidade de 20 metros, em média.


Poço profundo


Diferente do poço simples, o profundo ou tubular como também é chamado, demanda o uso de maquinários pesados que devem ser operados apenas por profissionais capacitados, pois é considerado uma obra de engenharia.


Nesta categoria estão os poços semiartesiano, que pode ter até cera de 60 metros de profundidade e o artesiano, que não raramente ultrapassa os 100 metros. Ambos são utilizados para captar águas de reservas mais profundas, sendo necessário utilizar um sistema de bombeamento em muitos casos.


Os tipos de poços de acordo com a área de escavação


O poço também pode ser tipificado de acordo com as características geológicas e hidrogeológicas do local onde houve ou será realizada a escavação para a captação de água.


  • Poço em rochas sedimentares: são construídos em locais que possuem um subsolo composto por rochas sedimentares, que são permeáveis e favoráveis a formação de reservas de água, como aquíferos;

  • Poço em rochas cristalinas: são escavados em lugares com rochas cristalinas, conhecidas pela dureza e concentração de água em suas fendas ou fraturas estruturais;

  • Poço misto: são aqueles abertos em terrenos com as duas formações geológicas citadas acima, ou seja, que intercalam rochas sedimentares e cristalinas.


Para ficar mais claro, essa tipificação é relacionada apenas ao poço profundo, tendo em vista que o simples não capta água de reservas tão profundas.


O melhor tipo de poço


Agora que você já sabe quais são os tipos de poços existentes, deve estar se perguntando qual é o melhor. A resposta para essa dúvida é: depende das suas necessidades hídricas e da finalidade que será dada a água captada.


Mas não se preocupe tanto com isso. A equipe da AD Poços Artesianos está à sua disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e te auxiliar na elaboração de um projeto adequado para a sua demanda hídrica. Entre em contato para saber mais detalhes.

 
 
bottom of page