top of page
Logotipo AD Poços Artesianos Perfuração e Manutenção

Saúde: água de poço artesiano faz mal?

  • Foto do escritor: Cria Propaganda
    Cria Propaganda
  • 27 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de nov. de 2024



O poço artesiano é um recurso de grande importância em diversas regiões, porque assegura o abastecimento ao captar águas profundas que podem ser utilizadas para consumo humano de diferentes formas, seja na cidade ou no campo.


No entanto, uma dúvida relativamente comum é sobre a segurança no uso, ou seja, se essa água extraída de uma escavação profunda pode, de algum modo, afetar o corpo e desencadear problemas de saúde.


A seguir, vamos explorar esse tema para encontrar a resposta que essa pergunta demanda. Continue a leitura para saber mais nos próximos tópicos.


A origem da água do poço artesiano


Além de elevar os níveis de rios e lagos, a água da chuva penetra nas camadas do solo e segue o seu curso até onde é possível se infiltrar, se acumulando em áreas profundas e formando reservas aquáticas, tanto no lençol freático quanto em lugares subterrâneos, como fendas, aquíferos e outros tipos de formações naturais.


Então, a água do poço artesiano vem dessas reservas que ficam, em média, a 100 metros de profundidade. No caso do poço semiartesiano, a captação é realizada nas camadas relativamente mais próximas à superfície por conta do seu nível de profundeza que não é tão extenso.


E o poço simples?


Também vale mencionar o poço simples, que talvez você não saiba nas leva outros nomes, como comum, caipira, raso, cisterna, cacimba ou amazonas. A sua profundidade é de cerca 20 metros, em média. E a água é encontrada logo no início do lençol freático, dispensando o uso de maquinários mais pesados para a escavação.


Afinal, água de poço artesiano faz mal ou não à saúde?


A resposta para essa pergunta é: depende. Mas calma, não leve isso como uma conclusão definitiva. Nós vamos te explicar mais detalhes para deixar tudo bem claro para você.


Bem, por conta de a água de um poço artesiano ser captada de reservas que normalmente ultrapassam os 100 metros de profundidade, pode haver a crença de que o líquido é completamente límpido e seguro para ser consumido sem gerar nenhum tipo de problema.


é necessário fazer testagens para verificar a presença de qualquer componente que possa afetar a saúde

Não é bem assim. Por mais que uma formação aquática seja subterrânea, é necessário fazer testagens para verificar a presença de qualquer componente que possa afetar a saúde, como ferro, sulfato e manganês, que podem se infiltrar nas camadas do solo e contaminar a água.


Então, respondendo à pergunta acima de uma forma mais direta, a água de poço não faz mal à saúde desde que seja realizado o controle de qualidade para verificar alguns parâmetros de potabilidade, como pH, turbidez e a presença de substâncias tóxicas com base nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde na Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021.


A necessidade de tratamento


Além do controle de qualidade por meio de análises, é recomendado que a água de poço artesiano seja tratada para garantir mais segurança ao consumo humano. Neste sentido, podem ser utilizados sistemas de filtração e também de dosagem automática de cloração para combater a presença de diversos agentes patogênicos.


A perfuração também é um fator importante


Perfurar um poço artesiano é uma atividade que deve ser executada apenas por profissionais habilitados, como a equipe da AD Poços Artesianos. Assim, é possível garantir mais segurança e sucesso no procedimento, além de evitar o consumo de água contaminada por falta de conhecimento técnico sobre a área onde a escavação será feita.


Entre em contato para saber mais detalhes e verificar como o nosso time de profissionais pode te auxiliar na execução do seu projeto hídrico.

 
 
bottom of page