Poço artesiano: tudo que você precisa saber
- Cria Propaganda
- 27 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2024

Excelente escolha para garantir a segurança hídrica, principalmente em períodos de seca, o poço artesiano é um recurso indispensável tanto em residências quanto em ambientes industriais e no campo.
Suas vantagens são as mais diversas, indo desde a economia na conta de água até a valorização do imóvel. No entanto, perfurar um poço artesiano é um processo que possui algumas etapas importantes e que não devem ser ignoradas pelo futuro proprietário.
Abaixo, listamos todas as informações que você precisa saber sobre esse procedimento. Confira os próximos tópicos para entender mais sobre o assunto.
O que é um poço artesiano?
O poço artesiano é uma perfuração em formato tubular feita no solo para ter acesso a reservas mais profundas de água. Geralmente, o nível de profundidade é elevado, mas pode variar de acordo com cada local escolhido para a realização da abertura.
Explicando em outras palavras, o poço artesiano é uma escavação que se transforma em um canal para que as águas mais profundas, ou seja, dos lençóis freáticos possam subir até a superfície.
A perfuração do poço artesiano
A perfuração de um poço artesiano, como mencionamos acima, envolve alguns processos para garantir o sucesso e a legalidade da intervenção no terreno. Portanto, essa atividade não pode ser executada por qualquer pessoa, e sim, por profissionais devidamente capacitados.
Sobre o tempo de perfuração, há variações, mas a média é de dois dias até aproximadamente uma semana. Porém, esse prazo pode aumentar de acordo com diversos fatores, como as características do solo e as especificações técnicas do projeto.
Métodos de perfuração
A perfuração do poço artesiano deve ser feita após a realização de um estudo geológico para que seja possível conhecer as características do solo. Com todas as informações em mãos, é possível escolher o método de escavação. Veja os principais:
Perfuração percussiva: são utilizados martelos ou brocas para a quebra do solo e de rochas, sendo mais utilizado em terrenos duros. Essa técnica é antiga e está em desuso;
Perfuração rotopneumática ou a ar comprimido: o ar é injetado no martelo de perfuração por meio de um compressor para criar uma pressão, que irá mover o fluido de perfuração para cima, limpando a broca e retirando os detritos do poço. Esse método é bastante popular pela agilidade e precisão;
Perfuração rotativa: uma ferramenta rotativa cortante é usada para triturar as rochas sedimentares e esses detritos são retirados com o uso de uma bomba de lama.
Os processos que antecedem a perfuração do poço artesiano
Não basta apenas escolher uma área, pegar os equipamentos e fazer a perfuração do poço artesiano. É necessário seguir um passo a passo para que tudo ocorra sem contratempos.
A primeira etapa, basicamente, adiantamos no tópico anterior, mas vale reforçar: antes de tudo é preciso analisar a estrutura do terreno que será perfurado e qual equipamento é o mais adequado para o solo. Assim, um mapeamento deve ser feito para levantar características relacionadas ao relevo, como a presença de rochas, tipos de sedimentos, entre outras.
Tudo tem que ser realizado dentro das exigências legais para que não haja nenhum risco à natureza
Depois da realização da análise do terreno, deve ser feita a elaboração do projeto de perfuração para determinar a técnica a ser utilizada e a duração de execução da obra. E por falar na escavação, tudo tem que ser realizado dentro das exigências legais para que não haja nenhum risco à natureza.
Então, é necessário obter uma licença junto aos órgãos competentes, que autoriza a perfuração. Cabe lembrar, cada estado possui uma entidade específica. Com o aval para a escavação do terreno, é hora de iniciar as obras para encontrar a água e em seguida, fazer um teste de vazão.
Testar o nível de vazão é importante porque determina o volume de água que deve ser armazenado, a necessidade de instalação de um sistema de bombeamento e qual é a bomba ideal. E por fim, o proprietário do poço artesiano deve solicitar a outorga – um documento que concede o direito de captar e utilizar a água.
Por que contar com uma equipe especializada para a perfuração do poço?
Mais do que seguir corretamente todos os processos necessários, o sucesso do projeto de perfuração do poço artesiano depende quem faz a execução dessa atividade. Como mencionamos acima, é fundamental contar com uma equipe especializada.
Assim, será possível evitar erros possam colocar a fonte de água e a natureza em risco. Então, conte com a AD Poços Artesianos para a elaborar o seu projeto e fazer a perfuração do seu poço. Temos profissionais habilitados para realizar esse procedimento com total segurança.